Dica de filme: "Pantani: The Accidental Death of a Cyclist"

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Recentemente tive a oportunidade de assistir um dos melhores filmes/documentários sobre o ciclismo: "Pantani: The Accidental Death of a Cyclist".

 

O documentário acompanha a trajetória do italiano nascido em Cesena, 13 de janeiro de 1970. Essa é uma história sobre o melhor ciclista escalador de sua geração: um homem contra a montanha; um atleta contra o sistema; Marco Pantani contra ele mesmo.

 

O ano de 1998 foi do italiano Marco Pantani no ciclismo mundial, que venceu na mesma temporada o Tour de France e o Giro d’Italia.

 

Não vou entrar muito em detalhes sobre o documentário, porque vale a pena assistir, mas gostaria de ressaltar apenas duas passagens que me emocionaram de verdade.

 

Na primeira delas, a mãe de Pantani conta que depois de sua morte, acharam o seu passaporte no meio das coisas dele e estava escrito em uma das páginas: "Temos de ser exemplo para as crianças"... ai eu desabei de verdade, porque há tempos eu venho batendo nessa tecla com várias pessoas. Se quisermos educar nossos filhos, primeiro temos de ser exemplo pra eles e é o que eu faço diariamente com minha filha, mostrando a ela o que eu considero ser o caminho do bem.

 

Outro parte que também fiquei emocionado, foi quando a mãe disse que havia encontrado no quarto onde Pantani vivia, um dos uniformes de treinamento dele. Na parte interna da camisa, eles encontraram outra frase deixada pelo ciclista: "A verdadeira ferida aberta é o Armstrong"... Sem comentários!

 

Mais informações sobre o filme: http://www.redbull.com/br/pt/bike/stories/1331651163324/pantani-a-morte-acidental-de-um-ciclista